terça-feira, 19 de junho de 2012
Bob Burnquist
Robert Dean Silva Burnquist, mais conhecido como Bob, tem nome de gringo mas nasceu em Copacabana, foi criado em São Paulo e desde 1995 mora em San Diego – Califórnia. Começou a “andar de skate” (como ele gosta de dizer), aos 11 anos e junto com o seu pai, comprou as peças e montou o primeiro equipamento. Aos 13 anos estreou em competições. O resultado? Atualmente é considerado um dos melhores skatistas do mundo.
O ano passado foi um dos mais importantes na vida de Bob. Dentre uma variedade de finais de competições de alto nível, ele conquistou medalhas de ouro na categoria vertical e bronze em melhores manobras no X-Games VII, na Filadélfia (EUA). No Vans Triple Crown, conseguiu o 1o lugar para vertical.
Além disso foi escolhido pelo Transworld Rider’s Poll Awards como o Melhor Skatista de Vertical e finalmente foi nomeado pela segunda vez o Skatista do Ano nos ESPN Action Sports and Music Awards. Hoje em dia tem o privilégio de ter a maior pista de skate do mundo no quintal de sua casa.
Com apenas 25 anos, essa fera do skate é personagens de jogos eletrônicos como Playstation, Game Boy. Bob é casado com a também skatista Jennifer O’Brian e pai da menina Lótus O’Brien Silva Burnquist.
Diretamente do Latin X-Games, no Rio de Janeiro, sua cidade natal, conversamos com Bob que é um dos maiores fenômenos do skate mundial. Confira o que essa fera do skateboarding nos confessou...
360 Graus - O que representa para você estar presente no X-Games que pela primeira vez acontece no Brasil?
Bob - Representa muito, uma iniciativa muito legal fazer um evento como esse na “Cidade Maravilhosa”. Fico feliz de estar vindo para cá para fazer essa eliminatória aqui, a cidade que eu nasci, pra andar com a garotada. É uma oportunidade para o pessoal da América Latina sentir como é o X-Games, porque lá fora é muita gente assistindo, os atletas sofrem muita pressão da mídia, do público, se você parar para pensar não anda. Da mesma maneira que aqui vai ter muita gente assistindo o evento, lá fora tem mais gente ainda. De certa forma é um preparo para o que os atletas passam quando estão competindo no X-Games.
360 Graus - Já estar classificado é confortável?
Bob- Para te falar a verdade eu não ponho muita importância nisso, no decorrer do tempo a gente vai andando e vai se acostumando com os resultados; eu corro o X-Games desde 1995 e ocorreu tantas mudanças hoje em dia tá bem melhor.
360 Graus - Como vai ser sua rotina de competições esse ano?
Bob- Esse ano eu não vou estar competindo tanto, cansa muito ficar viajando. Hoje em dia eu dou prioridade para a minha rampa em casa.
360 Graus - Sei que você possui maior rampa do mundo e que você investiu muito nesse projeto, fale um pouco dessa rampa...
Bob- É a maior pista dentro de um quintal de uma casa. Ela fica na minha casa localizada em Vista, na área rural de San Diego - Califórnia. A pista tem 37 metros de largura e 21 m de comprimento, um half de aproximadamente 20 m e cerca de 4 m de altura, uma mini-rampa de 2, 30 m e uma cápsula de 4 metros de altura e inclinação de 130 graus. O orçamento da pista foi de US$ 93 mil e teve a ajuda de patrocinadores. O que encareceu o projeto foi o material de revestimento (skatelite), similar ao usado em barcos, são chapas que não absorvem água e duram a vida toda. Sempre sonhei com uma pista particular, ela é uma necessidade para eu “andar com freqüência”, não penso milimetricamente nas manobras que preciso fazer, as coisas fluem, acontecem.
360 Graus - Qual a mensagem que você passa aos seus seguidores?
Bob -Vejo como uma missão de estar onde está a criançada que é o futuro dos esportes. Assim como eu, O Guga, a Fabíola, ou seja, cada atleta tem a responsabilidade de ensinar como se conduz a carreira com humildade.
Histórico de conquistas
Ouro - X Games de 2000 em São Francisco (Vert Best Trick)
Ouro - X Games de 2001 na Philadelphia (Vert)
Ouro - X Games de 2003 em Los Angeles (Vert Doubles)
Ouro - X Games de 2005 em Los Angeles (Vert Best Trick)
Ouro - X Games de 2007 em Los Angeles (Skateboard Big Air)
Ouro - X Games de 2008 em Los Angeles (Skateboard Big Air)
Ouro - X Games de 2010 em Los Angeles (Skateboard Big Air Rail Jam)
Ouro - X Games de 2011 em Los Angeles (Skateboard Big Air)
Prata - X Games de 2002 em Philadelphia (Vert)
Prata - X Games de 2002 em Philadelphia (Vert Doubles)
Prata - X Games de 2006 em Los Angeles (Vert)
Prata - X Games de 2009 em Los Angeles (Skateboard Big Air)
Prata - X Games de 2009 em Los Angeles (Skateboard Big Air Rail Jam)
Prata - X Games de 2010 em Los Angeles (Skateboard Big Air)
Bronze - X Games de 1997 em San Diego (Vert)
Bronze - X Games de 1998 em San Diego (Vert Doubles)
Bronze - X Games de 1999 em San Francisco (Vert Best Trick)
Bronze - X Games de 2001 em Philadelphia (Vert Best Trick)
Bronze - X Games de 2006 em Los Angeles (Vert Best Trick)
Bronze - X Games de 2006 em Los Angeles (Skateboard Big Air)
Bronze - X Games de 2010 em Los Angeles (Vert Best Trick)
3º Lugar do Maloof Money Cup de 2009
1º Lugar no The Coolio Games de 2006
1º Lugar no Slam City Jam de 2001
1º Lugar no Slam City Jam de 2000
1º Lugar no Slam City Jam de 1995
Tricampeão da Oi Megarampa[8] , que aconteceu no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo de 2011.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário